O que são pílulas anticoncepcionais?

O anticoncepcional hormonal ou pílula anticoncepcional é comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. Esse método contraceptivo deve ser indicado pelo médico, pois somente após  nanálise que poderá identificar a pílula adequada ao seu organismo. Seu índice de falha é consideravelmente baixo, sendo ele de 1% se usado corretamente.
 O método contraceptivo oral é o método mais utilizado atualmente. Além da contracepção, a pílula anticoncepcional também é utilizada no tratamento de algumas doenças que acometem uma parcela das mulheres, tais como sangramentos irregulares, cólicas menstruais, TPM, diminuição do fluxo menstrual, entre outros. 

Existem vários tipos de remédios anticoncepcionais:

Pílula Monofásica: A pílula monofásica possui em sua fórmula estrogênio e progesterona com a mesma dosagem. É o comprimido anticoncepcional mais conhecido pelas mulheres.

Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez.

Pílula Multifásica: A pílula multifásica tem combinação de hormônios com diferentes dosagens conforme a fase do ciclo reprodutivo. Essas pílulas causam menos efeitos adversos e são apresentadas em cores diferentes, para diferenciar a dosagem e o ciclo.

No entanto, mulheres fumantes, que possuam casos de trombose na família, sofram de diabetes, enxaqueca ou sejam obesas devem ter cuidado na administração desse tipo de remédio, pois o uso prolongado e sem o acompanhamento médico pode resultar em problemas como trombose, doenças cardiovasculares, hipertensão e varizes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sexo Oral.

O que são Glândulas de Tyson?

Você sabe para que serve o clitóris?