Hímen
O hímen não tem nenhuma função conhecida para o organismo da mulher. Na verdade, ele não é sequer uma boa forma de demonstrar a virgindade, pois pode ser rompido de diversas formas: praticando atividades físicas, andando de bicicleta ou a cavalo, durante a masturbação ou mesmo sem nenhum motivo
evidente. Entretanto, existem alguns casos raros em que a mulher pode nascer sem ele. Outro caso, também pouco provável, mas que acontece, é a mulher nascer com um hímen imperfurado, que causa acúmulo do sangue quando a menstruação vem pela primeira vez na adolescência. Nessas situações, ela sentirá uma cólica intensa e precisará fazer uma incisão cirúrgica.
Em geral, quando é rompido, pode ocorrer um sangramento vaginal leve. Esse sangramento não é obrigatório acontecer, pois o hímen é uma membrana muito fina e em algumas situações quando é rompido, essa membrana se adapta à mucosa da vagina.
Pelo exame do introito vaginal, o/a médico/a pode observar a presença, ausência ou ruptura recente do hímen.
Algumas mulheres podem apresentar uma complacência do hímen e, dessa forma, fica difícil de detectar a ruptura.
Hímen complacente é um hímen mais grosso e elástico, que pode não se romper durante a relação sexual. Suas fibras são tão elásticas que o hímen volta ao normal após a penetração, sem ruptura.
Além disso, esse tipo de hímen não tem aquela membrana que fecha a parte central da vagina, permitindo que o pênis passe por ele.
Absorvente interno raramente rompe o hímen, portanto, não "tira a virgindade". A chance de ruptura do hímen com o uso do absorvente interno é mínima, mas pode acontecer entre as adolescentes virgens que, em geral, não têm tanto conhecimento do próprio corpo e encontram dificuldades na hora de colocar o absorvente interno. A perda da virgindade é associada culturalmente à ruptura do hímen durante a primeira relação sexual. Quando o absorvente escolhido é de tamanho adequado (indica-se o menor) e colocado de forma correta, ele não vai tirar a virgindade da adolescente.
Comentários
Postar um comentário